1.1 O Congresso Estadual de Enfermagem ocorrerá nos dias 02 e 03 de maio de 2024;
1.2 Os trabalhos submetidos e aprovados serão apresentados durante o evento, avaliados pela comissão científica.
1.3 Serão indeferidos trabalhos que estejam em condições inadequadas de normas ou que não demonstram coerência com conteúdo dos eixos temáticos do evento;
1.4 Todos os resumos aprovados poderão ser publicados em Anais do evento.
2.1 O prazo para submissão dos trabalhos é do dia 10 de março de 2024 até às 23h59min do dia 31 de março 20 de abril de 2024;
2.2 As inscrições dos trabalhos ocorrerão exclusivamente através do site do evento.
2.3 . O participante deverá preencher o formulário de inscrição que se encontra no site e, ao final, deverá inserir o(s) seu(s) resumo(s) no campo indicado;
2.4 Os participantes que não irão apresentar trabalho deverão se inscrever na categoria ouvinte;
2.5 O valor da Inscrição será de:
- Enfermeira(o) Associada(o) da ABEn
- R$ 100,00
- Enfermeira (o) Estudante de pós-Graduação Associada(o) da ABEn
- R$ 80,00
- Técnico/auxiliar de Enfermagem Associada(o) da ABEn
- R$ 60,00
- Estudante de Graduação Associada(o) da ABEn
- R$ 50,00
- Estudante de Curso Técnico de Enfermagem Associada(o) da ABEn
- R$40,00
- Enfermeira(o) NÃO Associada(o) da ABEn
- R$ 120,00
- Enfermeira (o) Estudante de pós-Graduação NÃO Associada(o) da ABEn
- R$ 100,00
- Técnico/auxiliar de Enfermagem NÃO Associada(o) da ABEn
- R$ 80,00
- Estudante de Graduação NÃO Associada(o) da ABEn
- R$ 70,00
- Estudante de Curso Técnico de Enfermagem NÃO Associada(o) da ABEn
- R$60,00
2.6 O pagamento será através da plataforma de inscrição;
2.7 não serão aceitos trabalhos enviados via fax, correios ou qualquer outro meio que não seja através do site;
2.8 durante a inscrição do trabalho, deverá ser feita a opção pela modalidade de apresentação: pôster/banner ou comunicação oral;
2.9 O resumo deverá ser submetido uma única vez através do site ;
2.10 O autor principal (relator) e do trabalho deverá estar obrigatoriamente inscrito no Congresso;
2.11 apenas o autor principal deverá submeter o resumo;
2.12 cada autor principal poderá submeter até 2 (dois) resumos. Mas, como coautor, poderão ser submetidos até 4(quatro) trabalhos;
2.13 entende-se por autor principal aquele que terá seu nome em primeiro lugar dentre os nomes dos autores do trabalho submetido, sendo ele o relator do mesmo;
2.14 O autor principal – responsável pelo envio receberá, automaticamente, a confirmação da submissão do resumo em seu e-mail;
3.1 os trabalhos no Congresso Estadual de Enfermagem devem estar relacionados aos eixos temáticos:
1- Formação em Enfermagem: desafios atuais;
2-Pesquisa, inovação e contribuições para a Enfermagem;
3- O trabalho em saúde e na enfermagem: desafios atuais
3.2 serão aceitos resumos no formato de relato de experiência, revisão narrativa, sistemática e ou integrativa, estudos de casos e pesquisas.
3.3 Independente da modalidade, o trabalho deverá conter, no máximo, 5 autores: o(a) relator(a) e mais 4 co-autores, dentre eles, o(a) orientador(a) do trabalho (último nome dentre os autores);
3.4 não será permitida a troca de autores do trabalho;
3.5 O resumo deverá, obrigatoriamente, conter: 3.5.1 TÍTULO, EIXO TEMÁTICO, INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADOS, CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS e PALAVRAS-CHAVE;
3.6 os trabalhos deverão ser escritos da seguinte forma:
3.6.1 Título: deverá conter no máximo 150 caracteres sem espaço, escrito em língua portuguesa;
3.6.2 Eixo Temático: indicar o eixo temático que mais se relaciona com o trabalho submetido, de acordo com o ponto 3.1 deste edital;
3.6.3 Resumo: deverá conter entre 250 e 500 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave. Não serão incluídas na contagem as palavras-chave;
4.1 Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica a partir de critérios pré-estabelecidos:
4.1.1 Relevância e originalidade do tema;
4.1.2 Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
4.1.3 Qualidade técnica e metodológica do trabalho;
4.1.4 Estrutura do resumo e ou capítulo de livro, formatação, redação e organização;
4.2 os trabalhos serão pontuados para cada item citado acima, sendo a média aritmética dessa pontuação usada para classificar os trabalhos em aprovados e não aprovados;
4.3 os resumos deverão ser categorizados de acordo com um dos eixos temáticos contidos no item 3.1 deste Edital;
4.4 será necessário selecionar o tipo preferencial para a apresentação do trabalho (e-pôster ou comunicação oral). Porém, mudanças na categoria de apresentação poderão acontecer de acordo com a orientação da Comissão Científica. Dessa forma, o trabalho terá sua nova modalidade de apresentação junto com o aceite;
4.5 Todos os trabalhos serão avaliados de forma anônima, por revisores independentes, recomendados pela Comissão Científica do Congresso. Esse processo é confidencial e sua decisão será final;
4.6 os dados pessoais contidos neste edital serão protegidos conforme à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (nº 13.709/2018);
4.7. Caso a pesquisa envolva seres humanos, este deverá ter sido aprovado previamente por um CEP e o número de protocolo de aprovação deverá ser informado no resumo.
5.1 O resultado da apreciação dos trabalhos deverá ser divulgado no site do evento até o dia 21 de abril de 2024 às 23:59;
5.2 As datas, horários e locais da apresentação serão divulgados no site do evento em até 48 horas antes do Congresso;
6.1. Deverá constar no e-pôster que será apresentado no formato eletrônico: Nomes e instituições dos autores; título idêntico ao do resumo aceito; nome do evento; eixo temático; introdução; métodos; resultados e discussão; conclusões e ou considerações finais; informar a instituição de fomento, se houver e Referências bibliográficas;
6.2 O e-pôster deverá ter clareza e utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. As informações devem estar organizadas de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
6.3 A apresentação oral deverá conter: nomes e instituições dos autores; título idêntico ao do trabalho aceito; nome do evento; eixo temático; introdução; métodos; resultados e discussão; conclusões e ou considerações finais; informar a instituição de fomento, se houver e Referências bibliográficas (entre 10 e 12 slides).
7.1 A ordem de apresentação será definida previamente e publicada no site e ou por e-mail;
7.2 O autor principal (relator) deverá estar presente ao lado do equipamento de exposição do e-pôster no momento definido para apresentação com o seu crachá. Caberá à Comissão Científica direcionar os autores aos seus respectivos locais de exposição que estarão devidamente identificados;
7.3 Cada relator terá 10 (dez) minutos para a apresentação e, mais 5 (cinco) minutos para responder aos questionamentos feitos pelos avaliadores;
7.4 A ausência do relator no momento da apresentação acarretará na ausência de certificação de apresentação do trabalho;
7.5 O equipamento para apresentação dos E-pôsteres será de responsabilidade da Comissão Científica, sendo que o arquivo da apresentação deverá ser enviada com no mínimo 72 horas da realização do evento pelo autor para Comissão organizadora.
8.1 A ordem das apresentações orais será definida previamente e publicada no site e ou por e-mail;
8.2 O apresentador deverá comparecer ao local de apresentação com 30 minutos de antecedência da sua apresentação com o seu crachá;
8.3 O tempo para apresentação será de no máximo 10 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora;
8.4 Caso o tempo para apresentação seja ultrapassado, a banca poderá interromper imediatamente a apresentação;
8.5 O horário, previamente estipulado pela Comissão Científica, não poderá ser alterado;
8.6 A Comissão Organizadora disponibilizará apenas Data Show, sendo de inteira responsabilidade do apresentador os demais equipamentos para apresentação, incluindo adaptadores, computador, apontador ou qualquer outra mídia. O arquivo da apresentação deverá ser enviado com no mínimo 72 horas da realização do evento pelo autor para Comissão organizadora.
9.1 A avaliação dos trabalhos será feita por enfermeiros pós-graduados, autônomos em seu julgamento;
9.2 os avaliadores farão uso de um formulário padronizado com critérios pré-definidos conforme item 4.1.
9.3 serão conferidas duas premiações aos trabalhos poster e oral que tiverem a maior pontuação na avaliação durante a apresentação conforme os critérios de avaliação do item 4.1.
9.4 as premiações conferidas serão a entrega de certificados no encerramento do evento e:
9.4.1 Menção Honrosa Professora Francisca Nazaré Liberalino conferida ao trabalho destaque na modalidade oral;
9.4.2 Menção Honrosa Professora Glaucia Maciel de Farias conferida ao trabalho destaque na modalidade pôster.
10.1 para os trabalhos apresentados o relator receberá somente 1 (um) certificado online contendo o nome de todos os participantes do estudo, via e-mail;
10.2 A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação, pelo proponente, das condições totais previstas neste Edital;
10.3 A Comissão não cobrirá eventuais gastos do proponente com transporte, alimentação e hospedagem;
10.4 para esclarecimentos de dúvidas e/ou mais informações, reportar-se através do site; 10.5 Todas as informações adicionais podem ser encontradas no site;
10.6 Todas as condições não previstas neste edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora do Evento.